Pouco mais de uma semana atrás, dia 17/09, chegou ao fim a última serie que estava passando no noitaminA da Fuji TV, Tokyo Magnitude 8.0. Pelo título já dá pra imaginar o setting do anime: um terremoto de magnitude 8.0 na escala richter abalando o arquipélago.
Como todo anime que se preze, a estória não é infundada. Existe realmente a previsão de que um terremoto de magnitude 7.0 venha a abalar Tokyo nos próximos 30 anos. E a co-produtora Bones fez muito bem o dever de casa, pesquisando a fundo os efeitos imediatos e colaterais causados por um terremoto dessas proporções, resultando num cenário bastante interessante para a estória dos irmãos Onozawa.
Tudo começa no dia do aniversário de Onozawa Masami, que deixa seus dois filhos irem sozinhos a uma exposição de robôs em Odaiba. Logicamente, o desejo de ir a uma exposição dessas só poderia vir de um pequeno “roboto otaku” – como ele se auto-entitula em um dos capítulos – Yuuki, que deve ter não mais que 6 anos. Embora não fique claro quantos anos realmente tem, a maneira alegre e desarmada com que Yuuki reage à indiferença de sua onee-chan Mirai demonstra a pouca idade e inocência do garotinho, que ganha a simpatia do espectador em poucos minutos.
Já com a pré adolescente Mirai já é um pouco diferente, teimosa, egoísta, resmungona e com certeza não gostando nada do passeio e muito menos da companhia do irmão, no primeiro episódio apenas se resume a querer estragar a diversão de Yuuki. Até que ela o deixa ir ao banheiro e vai esperar do lado de fora do shopping, quando acontece o terremoto.
A partir daí a estória se desenrola, com a entrada de Kusakabe Mari em cena, uma motoboy[(a) !!], auxiliando Mirai a procurar por Yuuki e em seguida a voltar para casa. Boa parte dos episódios trata do relacionamento entre Mirai e Yuuki, em contraste com o cenário devastado de Tokyo e dos distritos por onde têm de passar para tentar chegar em casa e, se tiverem sorte, rever os pais. Um pouco do background de Mari também é mostrado assim como seus motivos para chegar em casa o mais rápido possível.
Infelizmente, em alguns momentos é possível perceber que a produtora poderia ter se esforçado um pouco mais nos traços 2D e efeitos 3D, principalmente pelo broadcast ser exatamente após Eden of the East, que teve traços impecáveis.
Apesar destes pequenos detalhes, com personagens, eventos e situações suficientemente exploradas durante seus 11 episódios, Tokyo-M8 é um ótimo anime para a família, capaz de fazer qualquer grandalhão derramar alguns litros de lágrimas em seu desfecho.
Trailers e mais informações estão disponíveis no site oficial, aqui
No comments:
Post a Comment